Ucrânia interceta 29 drones russos em mais uma noite de bombardeamentos

por Inês Moreira Santos - RTP
Reuters

A Força Aérea da Ucrânia afirmou, esta terça-feira, que abateu 29 drones e um míssil lançado pela Rússia, em mais uma noite marcada por ataques ao território ucraniano. Também as forças ucranianas são acusadas, pelas autoridades russas, de ter bombardeado uma aldeia perto da fronteira.

A defesa aérea ucraniana “destruiu 30 alvos aéreos no sul e no leste” do país: 29 drones Shahed 131/136 de fabrico iraniano e ainda um míssil de cruzeiro Iskander-K, divulgaram as autoridades pelo Telegram.

No total, as forças russas lançaram 31 drones e um míssil a partir da Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscovo em 2014, acrescentou a Força Aérea.O exército russo, que lançou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, ataca várias regiões ucranianas quase todas as noites utilizando drones e mísseis. 

Já em setembro, Moscovo lançou mais de 500 drones Shahed contra a Ucrânia, de acordo com o grupo de consultoria ucraniano Defense Express, que prevê que Moscovo vá utilizar ainda mais ativamente este tipo de armamento para "esgotar" as defesas aéreas da Ucrânia.
De acordo com a Reuters, as forças de Kiev também bombardearam, na última madrugada, uma aldeia russa. O governador da região de Bryansk acusou a Ucrânia de ter disparado munições cluster contra uma vila perto da fronteira.

Através do Telegram, Alexander Bogomaz adianta que não há registo de vítimas no ataque à vila russa de Klimovo, apesar de várias infraestruturas e edifícios terem sido danificados. O governador russo tem relatado frequentes ataques ucranianos nesta região nos últimos meses, incluindo ataques de drones e alegadas incursões de sabotadores.
Tópicos
PUB