Mundo
Guerra na Ucrânia
Ucrânia. Morreu Viacheslav, o noivo de Kiev
A 7 de abril de 2022, os enviados da RTP à Ucrânia assistiram ao casamento de Anastasia com Viacheslav. Dois elementos que faziam parte da proteção de Kiev, e decidiram aproveitar um momento de pausa para dar o nó. No passado dia 21 de abril, Viacheslav foi atingido por um míssil num prédio em Kostyantynivka, no Donbass, e acabou por falecer.
A foto do casamento dos dois miliares ucranianos é a capa livro de Cândida Pinto e David Araújo, “Ucrânia Insubmissa”.
“Obrigada por contarem a nossa história. A foto lembra-nos os momentos agradáveis da nossa vida”, diz Anastasia. “A sua memória viverá enquanto as pessoas se lembrarem dele”.
O funeral de Viacheslav vai decorrer esta quinta-feira nos arredores da capital ucraniana.
"Olá, o meu marido morreu". Anastasia escreveu-nos isto na crueza diária da guerra. Instalou-nos um soco no estômago, mínimo, face ao sofrimento dela", afirmou Cândida Pinto na rede social Instagram.
Anastasia viveu com Viacheslav no prédio em Kostyantynivka, onde foi atingido, desde fevereiro de 2023. Tinham casado a 7 de abril de 2022, poucas semanas após o início da invasão russa.
Reportagem dos enviados da RTP, Cândida Pinto e David Araújo, em Kiev a 7 de abril de 2022
Segundo a repórter da RTP Cândida Pinto, nos últimos meses o casal foi enviado para o Donbass, para a região de Bakhmut, Chasiv Yar e Kostyantynivka.
“Anastasia foi-nos contando tudo isto nos últimos dias. No meio da tragédia encontra espaço para uma gratidão que nos deixa de coração apertado”, escreveu a jornalista da RTP na mesma rede social.
O batalhão de Anastasia mudou de posição nas duas últimas semanas e a militar já estava em Kramatorsk à espera da transferência de Viacheslav.
“Obrigada por contarem a nossa história. A foto lembra-nos os momentos agradáveis da nossa vida”, diz Anastasia. “A sua memória viverá enquanto as pessoas se lembrarem dele”.