Ucrânia. Partido do Presidente Zalensky conseguiu maioria absoluta nas legislativa

| Mundo
Ucrânia. Partido do Presidente Zalensky conseguiu maioria absoluta nas legislativa

A ver: Ucrânia. Partido do Presidente Zalensky conseguiu maioria absoluta nas legislativa

O Partido do Presidente Volodymyr Zelensky conseguiu a maioria absoluta no parlamento da Ucrânia.

O partido "Servidores do Povo" é o primeiro a conseguir a maioria dos assentos parlamentares desde a independência do país, em 1991.

O ator Volodymyr Zelensky venceu as eleições presidenciais há três meses. Decidiu dissolver o parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas.

Conseguiu agora um forte apoio popular, num país que enfrenta um conflito armado com os separatistas pró-Rússia e grandes dificuldades económicas.

A oposição será assim liderada pela força política pró-russa, depois de umas eleições marcadas pela pesada derrota do ex-presidente Petro Poroshenko, que ficou em terceiro lugar.

A informação mais vista

+ Em Foco

Milícias separatistas apoiadas e armadas pelos Emirados Árabes Unidos tomaram a capital do sul, reforçando a sua posição face aos antigos aliados sauditas.

    Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão, a floresta continua por ordenar e o Governo conta com pelo menos uma década para introduzir as mudanças necessárias.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.