Ucrânia. Regiões de Zaporijia e Dnipropetrovsk quase sem energia após ataque russo
As regiões de Zaporijia e Dnipropetrovsk, no leste da Ucrânia, ficaram hoje quase completamente sem energia devido a um ataque russo, informou o governo ucraniano.
"Esta tarde, as tropas russas lançaram mais um ataque às infraestruturas energéticas da Ucrânia. Como resultado do ataque, as regiões de Dnipropetrovsk e Zaporijia ficaram quase completamente sem energia", referiu um comunicado de imprensa publicado no Telegram pelo ministério.
As duas regiões no leste da Ucrânia, situam-se nas margens do rio Dnieper, perto da linha da frente da guerra.
O comunicado do governo ucraniano indicou ainda que foi acionada a "infraestrutura crítica" para restabelecer a energia perdida devido ao ataque.
"A avaliação dos danos, a avaliação do impacto e os trabalhos de restauro terão início assim que a situação de segurança o permita", afirmou o ministério.
A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.
No plano diplomático, a Rússia rejeitou até agora qualquer cessar-fogo prolongado e exige, para pôr fim ao conflito, que a Ucrânia lhe ceda pelo menos quatro regiões - Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia - além da península da Crimeia, anexada em 2014, e renuncie para sempre a aderir à NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).