Ucrânia. Stoltenberg considera que hipótese de uso de armas nucleares "é remota"

por RTP

O secretário-geral da NATO, no final da reunião dos ministros da Defesa que teve lugar em Bruxelas, afirmou que a hipótese do nuclear "é remota".

"As circunstâncias em que a NATO poderia ter que usar armas nucleares são muito remotas", disse Jens Stoltenberg em conferência de imprensa.

"A retórica nuclear da Rússia é irresponsável e perigosa, mas eles sabem que se usarem armas nucleares contra a Ucrânia, isso terá graves consequências e estão também cientes que uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve acontecer", afirmou.

"Levamos as ameaças a sério e mantemo-nos alerta, mas não nos vamos deixar intimidar", acrescentou Stoltenberg, alertando que "qualquer uso de armas nucleares iria mudar fundamentalmente a natureza do conflito e teria graves consequências".

O secretário-geral da NATO lembrou que a Rússia está cada vez mais isolada e garantiu que o mundo está cada vez mais ao lado dos ucranianos.

Stoltenberg garantiu também que a NATO vai continuar a ajudar Kiev e que há mais armamento moderno que vai ser disponibilizado, além de combustível, roupa de inverno e material médico.

Stoltenberg anunciou ainda um reforço de tropas da NATO nas fronteiras da Ucrânia.
pub