UE apoia programa para combater violência contra mulheres em El Salvador e Nicarágua
San Salvador, 07 mai (Lusa) -- A União Europeia e organizações feministas de El Salvador e da Nicarágua lançaram terça-feira um projeto para combater a violência contra as mulheres nesses países centro-americanos.
O projeto regional, denominado "Fortalecimento dos mecanismos nacionais e regionais para a prevenção, atenção e sanção da violência contra as mulheres em El Salvador e na Nicarágua", será financiado pela União Europeia e executado por duas redes de organizações feministas.
O embaixador da União Europeia em El Salvador, Jaume Segura, explicou à agência Efe que o financiamento europeu rondará os 600.000 dólares (430.851 euros) e disse que o projeto visa o "fortalecimento institucional da prevenção, atenção e sanção da violência contra as mulheres".
"O tema da violência contra as mulheres é preocupante e que, por vezes, se dilui no meio da situação geral de violência nos países da região", razão para a União Europeia querer "apoiar este reforço institucional", afirmou.
Já Reina Rodríguez, dirigente da rede de Mulheres Contra a Violência na Nicarágua sustentou no lançamento do programa que não se pode "falar de paz na Nicarágua e em El Salvador se se continua a viver em violência" contra as mulheres.
Só na Nicarágua, acrescentou, no primeiro trimestre do ano foram registadas 30 mortes de mulheres vítimas de violência.
Já em El Salvador e durante todo o ano de 2013 foram registados 215 homicidios contra mulheres, ainda assim menos 114 do que os 329 apurados em 2012.