UE aprova novo pacote de sanções à Síria

por Lusa

Luxemburgo, 25 jun (Lusa) -- A União Europeia impôs hoje um novo pacote de sanções à Síria, acrescentando empresas, administrações e uma pessoa à lista de congelamento de bens e proibição de viajar, e alargou o embargo de armas já em vigor.

Este 16.º pacote de sanções à Síria foi aprovado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, reunidos no Luxemburgo, segundo um comunicado.

Não foram divulgadas, até ao momento, as identidades dos visados pelas sanções.

O embargo às armas foi clarificado no sentido de proibir às seguradoras cobrirem carregamentos de armamento para a Síria. A medida segue-se ao incidente que na semana passada envolveu um cargueiro russo com helicópteros para a Síria, obrigado à voltar para trás depois de a seguradora, britânica, suspender o seguro.

Em declarações aos jornalistas, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, saudou as novas sanções, mas pediu aos 27 para "irem mais longe".

Fabius, a participar pela primeira vez numa reunião da diplomacia europeia desde que foi nomeado para o cargo, considerou que a UE devia proibir as importações de fosfatos da Síria.

Segundo o ministro, entre os visados pelas novas sanções estão empresas da banca e das telecomunicações.

pub