UE defende que só diálogo com Turquia pode solucionar tensão no Mediterrâneo

por Lusa

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse hoje em Nicósia que a União Europeia deve ser firme na defesa dos países do bloco europeu, mas sublinhou que "apenas o diálogo" pode aliviar as tensões com a Turquia.

Após uma reunião com o presidente do Chipre, Nikos Anastasiadis, centrada nas tensões no Mediterrâneo Oriental, Charles Michel, reafirmou a solidariedade europeia com a Grécia e o Chipre frisando que se trata também de um problema europeu.

Mesmo assim considerou que "apenas através do diálogo" se podem aliviar as tensões e conseguir a estabilidade na zona.

A visita de Michel a Nicósia, depois da deslocação à Grécia, na terça-feira, enquadra-se nos esforços europeus para desanuviar a crise com a Turquia por causa da delimitação das zonas marítimas e exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental.

O presidente cipriota destacou que o país está disposto a dialogar, mas acrescentou que os contactos não podem ser marcados nem por "chantagens" nem por "ameaças".

Neste contexto, disse que na terça-feira a Turquia emitiu um novo aviso sobre a extensão das operações ilegais do navio explorador Yavuz em águas do Chipre até ao dia 12 de outubro.

Desde que o Chipre começou a licitar a exploração de gás natural no sul da ilha a empresas internacionais, a Turquia - que mantêm debaixo de controlo militar a parte norte da ilha desde 1974 - protestou, considerando que se trata de uma iniciativa "unilateral" e respondeu com o envio de navios de exploração geológica e de perfuração.

 

 

 

Tópicos
pub