Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

UE lança iniciativa para resgatar crianças ucranianas raptadas pela Rússia

por Antena 1

Ronald Wittek - EPA

A presidente da Comissão Europeia anunciou uma iniciativa conjunta com o primeiro-ministro da Polónia e com o apoio das Nações Unidas, para resgatar as mais de 16.000 crianças raptadas pela Federação Russa.

"O primeiro-ministro (Mateusz) Morawiecki e eu vamos lançar uma iniciativa para resgatar estas crianças raptadas pela Rússia. Para isso, vamos organizar uma conferência -- é ainda o início, vai ser um trabalho difícil -, para pressionar" a Federação Russa, disse Ursula von der Leyen, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas (Bélgica).

Von der Leyen não especificou quando é que a conferência vai realizar-se.

A iniciativa tem como propósito descobrir o "paradeiro destas crianças", que de acordo com a presidente da Comissão são milhares: "Sabemos hoje de 16.200 crianças deportadas (para a Rússia), apenas 300 regressaram (à Ucrânia)."

"(O rapto de crianças) é uma lembrança horrível dos momentos mais obscuros da nossa História o que está a acontecer lá (na Ucrânia). Deportar crianças é um crime de guerra", acrescentou von der Leyen, ladeada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

c/Lusa
pub