UE procura plano de proposta conjunta para combate à crise

Os Chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia (UE) debatem, entre hoje e quinta-feira, em Bruxelas, a actual crise financeira. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso espera que este Conselho Europeu una os países da UE no combate à crise dos mercados.

RTP /
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, espera unir os 27 países da União Europeia no combate à crise Oliver Holset/EPA

Os líderes dos 27 vão procurar um plano alargado semelhante ao que foi aprovado, no passado domingo, pelos líderes dos 15 países da Zona Euro.

Durão Barroso relevou que antes do acordo havia situações extremamente complicadas.

“Grandes empresas europeias não tinham acesso ao crédito. Pura e simplesmente o mercado estava congelado, não era apenas o mercado interbancário”, desabafou o presidente da Comissão Europeia.

“Imaginem os aspectos devastadores que isso teria sobre a economia real”, acrescentou.

O ex-primeiro-ministro português revela não ver um fim à vista para a crise ao afirmar que “estamos numa situação de incerteza, não podemos pensar que as dificuldades foram ultrapassadas, a situação continua extremamente complexa”.

Além da crise, que deverá dominar a cimeira, os Chefes de Estado e de Governo irão também debater outros temas como a ratificação do Tratado de Lisboa e o pacote energético e de combate às alterações climáticas.
PUB