UE saúda libertação de presos políticos na Venezuela

A União Europeia (UE) saudou hoje a libertação de presos políticos na Venezuela, indultados por um decreto presidencial de Nicolas Maduro, que considerou uma "boa notícia".

Lusa /

Numa mensagem divulgada na sua conta da rede social Twitter, o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, referiu que "a libertação de um número considerável de presos políticos e deputados perseguidos na Venezuela é uma boa notícia e uma condição `sine qua non` para novos avanços na organização de eleições livres, inclusivas e transparentes".

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, indultou na segunda-feira mais de 40 deputados opositores e presos políticos, entre eles o politólogo luso-venezuelano Vasco da Costa, que se encontrava detido desde abril de 2018.

Os indultados receberam diferentes amnistias, desde a libertação da prisão ao arquivamento do processo e entre os beneficiários encontram-se os deputados da oposição ao regime Gilber Caro e Renzo Prieto, detidos em dezembro de 2019 e março de 2020, respetivamente.

Tópicos
PUB