Um ano após a queda de Kadafi, as milícias continuam a preocupar o Governo

Dois anos após o início da Primavera Árabe, a Antena 1 faz um balanço do que mudou em alguns países afetados pelo movimento. Na Líbia, cerca de um ano após a morte de Muammar Kadafi, e apesar de ser visto como um país livre, as milícias continuam a ser um problema que preocupa o Governo.

Alexandre David /
A 23 de outubro de 2011, três dias depois da morte de Kadafi, a Líbia era oficialmente declarada como país livre. Foram anunciadas eleições, que decorreram em julho deste ano de forma pacífica, apesar de muitos acreditarem que o ato eleitoral iria ser um "banho de sangue".

Ainda assim, ninguém arrisca dizer que a Líbia tem hoje um Governo efetivo que controla todo o país. As milícias continuam a surgir, o executivo reconhece o problema, promete resolve-lo, mas essa tarefa está ainda longe de ser resolvida.

A história recente do país fica também marcada pela morte do embaixador dos Estados Unidos em Benghazi, que aconteceu pouco tempo antes das eleições presidenciais norte-americanas.
PUB