Um comunista assume pela primeira vez a Presidência da República do Brasil

A Presidência do Brasil será ocupada pela primeira vez por um comunista, Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados e um dos principais líderes do Partido Comunista do Brasil (PC do B), entre hoje e segunda-feira.

Agência LUSA /

Com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Venezuela e a li cença do vice José Alencar, que será submetido na próxima semana a uma cirurgia nos Estados Unidos para a remoção de um tumor, Aldo Rebelo, de 50 anos, assume o cargo no final da tarde de hoje.

"Será a primeira vez que alguém confessadamente e assumidamente comunis ta assumirá a Presidência da República do país", afirmou Rebelo ao jornal Folha de São Paulo, acrescentando que, nas poucas horas à frente do Executivo, lembrar -se-á dos livros dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, teóricos do comunismo no século XIX, e de políticos como Simon Bolívar e Abraham Lincoln.

O futuro presidente interino disse ainda que recordará brasileiros que lutaram pela democracia, como Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tirad entes, líder da Inconfidência Mineira (1789), e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Aldo Rebelo avalia sua chegada a Presidência como o resultado da evoluç ão do processo democrático brasileiro.

"As lutas e as dedicações de muitas gerações de brasileiros para conqui star a democracia e a liberdade possibilitaram chegar a um momento como esse. E hoje pode alguém do Partido Comunista, mesmo que momentaneamente, chegar à Presi dência da República num momento de normalidade, de tolerância, de respeito e de convivência democrática", afirmou à Folha.

A posse de Aldo Rebelo será às 17:00 horas de Brasília (19:00 horas de Lisboa) e ficará no cargo até segunda-feira à noite, quando o presidente Lula da Silva regressar ao Brasil.

PUB