Um fidget spinner capaz de rodar durante 12 minutos

Este brinquedo tem incorporado rolamentos de gama alta que permitem uma rotação mais duradora. Todos os “spinners” são testados antes de seguirem para o mercado. Um produto desenvolvido por uma empresa japonesa que está a surpreender por causa do tempo que fica a rodar.

RTP /
O novo Saturn Spinner

O que faz a diferença neste brinquedo são os rolamentos. Com pequenas bolas de alta precisão incorporadas, que são utlizadas nos discos rígidos dos computadores, o novo saturn spinner, nome atribuído a este novo brinquedo, consegue ter uma rotação suave que permite alcançar a marca de 12 minutos sem parar de rodar.

A força centrífuga foi melhorada depois de os especialistas terem adicionado um anel de bronze na parte de fora do brinquedo. Essa melhoria, juntamente com os rolamentos de gama alta, permitem atingir rotações de 12 minutos.


O Saturn Spinner é fabricado numa “sala limpa”, dentro de uma fábrica em Fujisawa que fica próximo de Tóquio. Os funcionários são obrigados a utilizar luvas e uma roupa própria para produzirem os brinquedos, visto ser proibido haver qualquer tipo de pó ou outros resíduos sujos dentro dos rolamentos de gama alta. Se o objeto não estiver completamente limpo, é provável que o spinner não consiga rodar durante o tempo previsto.

Todos os produtos são alegadamente testados, um a um, e aqueles que não rodam durante 12 minutos são desmontados, limpos, remontados e testados novamente até serem considerados aptos para venda.

Takahiko Hasegawa, dono da loja Spin Gear e antigo campeão mundial de yo-yo, afirma que “o tempo médio de rotação dos fidget spinners é de oito minutos na melhor das hipóteses, mas esta invenção faz com que o spinner continue a rodar por 12 minutos, algo nunca antes visto”.

Este novo produto foi apresentado pela primeira vez no Espetáculo Internacional de Brinquedos de Tóquio, pela empresa japonesa NSK e tem um custo de 130 euros.
Tópicos
PUB