EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Um mês após ataque do Hamas, Israel prossegue bombardeamentos na Faixa de Gaza

Um mês após ataque do Hamas, Israel prossegue bombardeamentos na Faixa de Gaza

Foi há precisamente um mês que o Hamas lançou um sangrento ataque contra Israel. Em resposta, o governo israelita desencadeou uma operação militar visando eliminar todos os elementos do Hamas.

Antena 1 /

Ammar Awad - Reuters

No presente momento, as forças militares de Israel cercam Gaza e continuam a bombardear este território, colocando permanentemente em risco a vida de mais de dois milhões de civis palestinianos, apesar dos apelos da comunidade internacional para um cessar-fogo imediato.
 
Ao mesmo tempo, vive-se um cenário de incerteza em relação ao futuro dos mais de 200 reféns que permanecem na posse do movimento islâmico Hamas.

Enquanto esses reféns não forem libertados, diz o primeiro-ministro israelita que está fora de questão qualquer pausa na ofensiva.

É um cenário de instabilidade para todo o Médio Oriente que o enviado especial da Antena 1 a Jerusalém, José Manuel Rosendo, diz ter os ingredientes mais do que suficientes para que a guerra se prolongue indefinidamente.

O comentador de assuntos internacionais Filipe Vasconcelos Romão diz que a resposta de Israel ao ataque do Hamas está a assumir uma dimensão desproporcional.

Apesar das críticas das Nações Unidas aos ataques israelitas contra civis em Gaza, o presidente da Comunidade Israelita em Portugal garante que o Governo de Israel cumpre as leis internacionais.

David Joffe Botelho lembra que não basta eliminar a ameaça. É preciso garantir que não se repetem ataques como os que aconteceram há um mês.

O presidente da Comunidade Israelita lembra que, passado um mês do ataque do Hamas, o país continua em estado de choque com a incerteza do que possa acontecer aos reféns.

Em entrevista à Antena 1, David Joffe Botelho afirma que a ajuda tem chegado a Gaza e diz não compreender os pedidos de cessar-fogo que têm surgido da comunidade internacional.
PUB