Um vulcão no Peru acordou após 200 anos de inatividade

Uma nova explosão do vulcão peruano Sabancaya fez as colunas de fumo e as cinzas alcançarem mais de três quilómertros de altura.

Ricardo Alexandre, Pedro Pessoa /
Sabancaya, que quer dizer língua de fogo em quechua, falar indígena da América do Sul, esteve inactivo mais de duzentos anos até à década de oitenta do século passado, mas nos últimos meses entrou em erupção várias vezes, gerando o alarme entre a população das redondezas.

O vulcão Sabancaya está no topo da placa tectónica da América do Sul e coincide com a actividade de outro vulcão no sul do Peru, o Ubinas, mas é a primeira vez, desde que há registos, que os dois têm erupções continuas e simultâneas.

No Chile, a presidente Michelle Bachelet visitou a ilha Chiloé para avlaiar os estragos do sismo de 7.6 nq escala de Richter. A chefe de Estado deslocou-se a uma zona perto do lago Tarahuin e Quellon, epicentro do sismo.

Aqui, sul do território chileno, numa zona com vários parques nacionais, o chão tremeu no Dia de Natal. Não houve vítimas e, ao contrário do previsto, o alerta de tsunami não chegou a ser ativado.

Ainda assim, foi evacuada a localidade de Los Lagos, onde viviam 4.000 pessoas. Não ganharam para o susto os habitantes que celebravam o Natal.

PUB