Uma semana depois, autoridades australianas encontram cápsula radioativa

por Cristina Sambado - RTP
Reuters

As autoridades australianas encontraram a minúscula cápsula radioativa que desapareceu na semana passada, quando era transportada entre a cidade mineira de Kimberley para os subúrbios de Perth, uma distância de 1.400 quilómetros.

"Trata-se de uma boa notícia. Como já tinha dito, foi como encontrar uma agulha num palheiro. Agora os habitantes da Austrália Ocidental já podem dormir descansados", disse aos jornalistas Steve Dwason, responsável pelos serviços de emergência da vasta região australiana.

As buscas concentraram-se sobretudo na via Great Nortehern Highway, uma autoestrada com mais de 1.400 quilómetros.

Foto: EPA

A cápsula – que tem seis milímetros de diâmetro e oito de comprimento – contém uma pequena quantidade de Césio-137.

O Césio–137 emite quantidades perigosas de radiação, o equivalente a receber dez raio X em uma hora. Pode originar queimaduras na pele e em caso de exposição prolongada pode causar cancro.
O gigante mineiro Rio Tinto, que contratou a empresa transportadora que procedeu ao transporte da cápsula, já pediu desculpa pelo incidente.

O dispositivo estava a ser usado na mina de Gudai-Darri, na região remota de Kimberley. E a Rio Tinto já prometeu uma investigação sobre o seu desaparecimento.

Os serviços de emergência utilizaram equipamento especializado, incluindo detetores de radiação durante as buscas.

Ao anunciar a descoberta, esta quarta-feira, os serviços de emergência estatais prestaram homenagem ao “trabalho das várias equipas face a probabilidades aparentemente intransponíveis”.

A Agência de Segurança Nuclear da Austrália juntou-se às operações de busca na segunda-feira ativando os mecanismos destinados a proteger a "comunidade dos efeitos nocivos da radiação".


O dispositivo radioativo faz parte de equipamento usado na indústria de mineração para medir a densidade do minério de ferro.

A cápsula estava a ser transportada por uma empresa subcontratada, que a recolheu em Kimberley a 12 de janeiro para a transportar para uma instalação de armazenamento nos subúrbios de Perth, uma cidade com 2,1 milhões de habitantes.

O camião chegou a um depósito em Perth a 16 de janeiro e as autoridades foram alertadas para o incidente dois dias depois, após a empresa responsável pelo transporte ter dado pelo desaparecimento.

Segundo as autoridades, as vibrações durante o transporte podem ter levado os parafusos a cederem, permitindo que a cápsula caísse através de fendas no revestimento do camião.

A polícia determinou que o desaparecimento da cápsula terá sido um acidente e não um caso criminal.
Tópicos
pub