União Europeia vence Prémio Nobel da Paz 2012

A União Europeia venceu o Prémio Nobel da Paz 2012, anunciou o Comité Nobel da Noruega.

RTP /
DR

"A União e os seus fundadores contribuíram, por mais de seis décadas, para o avanço da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", diz o comunicado que anuncia o Prémio.

Segundo o Comité Nobel da Noruega, os esforços de paz que ao longo dos anos foram feitos na União Europeia são a principal razão para a distinção: "Durante um período de 70 anos, a Alemanha e a França lutaram três guerras. Hoje, a guerra entre a Alemanha e a França é impensável", diz o comunicado. "Isto demonstra como, através de esforços bem direcionados para a construção de confiança mútua, os inimigos históricos podem tornar-se parceiros próximos".    

O comité recorda que a UE passa atualmente por "graves dificuldades económicas e agitação social considerável", mas prefere focar-se naquilo que considera o "mais importante resultado" da união: "O papel estabilizador da UE ajudou a transformar a maior parte da Europa de um continente de guerra num continente de paz".

O presidente da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, já disse que o Prémio "é uma grande honra para o conjunto da União Europeia, para os seus 500 milhões de cidadãos". Martin Schulz, presidente o Parlamento Europeu, também já reagiu atarvés da rede social Twitter, dizendo-se "tocado" e "honrado" pela distinção.

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e termina no dia 15 com o da Economia. O Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prémios. 







PUB