UNICEF. Atraso dos Objetivos de Desenvolvimento compromete futuro de 1,9 mil milhões de crianças
A apenas sete anos do fim do prazo fixado pela Agenda 2030, "dois terços dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com crianças estão atrasados para alcançar as suas metas", alerta a UNICEF no seu mais recente relatório, divulgado esta segunda-feira, véspera do início da Cimeira dos ODS e da 78ª Assembleia Geral da ONU. Alterações climáticas, conflitos, pandemia da covid-19, crises económicas, muitos são os desafios que atrasaram ou reverteram anos de progressos em termos de direitos e bem-estar das crianças em todo o mundo.
De acordo com o documento “Progressos no bem-estar das crianças: Centrar os direitos da criança na Agenda 2030", é obrigatória “uma aceleração histórica” que “coloque as crianças no centro das agendas nacionais” para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação construído em torno de 17 prioridades globais que visa melhorar a vida das pessoas e o estado do planeta até 2030, adotado pelos estados-membros da ONU em 2015.
Na véspera da Semana de Alto Nível da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) e da Cimeira dos ODS, que começa esta segunda-feira, em Nova Iorque, o novo relatório da UNICEF mostra uma visão geral do progresso até à data sobre os indicadores específicos para crianças nos ODS e identifica os desafios e oportunidades para uma ação acelerada.
São "17 objetivos" e "faltam sete anos para transformar o mundo", adverte a UNICEF, através de uma publicação na rede social X, ex-Twitter. A diretora da Agência da ONU para as Crianças, Catherine Russell defende que "muito pode acontecer em sete anos" mas, para o conseguir, "os líderes mundiais têm de se tornar defensores das crianças e colocar os direitos da criança no centro das suas agendas políticas e orçamentais nacionais".17 goals.
— UNICEF (@UNICEF) September 18, 2023
7 years left to transform the world.
This is what the #GlobalGoals mean for children.#UNGAhttps://t.co/b3tPAdySrm