Universidade de São José em Macau assina acordos com instituições de ensino superior chinesas

por Lusa

A Universidade de São José (USJ) em Macau anunciou a assinatura de acordos de intercâmbio de estudantes e professores com duas instituições de ensino superior de Cantão e Zhuhai, da província vizinha de Guangdong.

Segundo um comunicado divulgado na segunda-feira, a USJ assinou memorandos de entendimento com a Universidade de Tecnologia Cidade de Cantão (GCUT, na sigla em inglês) e com o Instituto Técnico de Zhuhai (ZTC).

O acordo com a GCUT, válido por cinco anos, dá aos alunos e docentes da USJ acesso a mestrados, doutoramentos e programas de intercâmbio e estágio em Cantão, capital da província de Guangdong, além de prever a possibilidade de formação conjunta de docentes.

Já o protocolo com o ZTC prevê também a criação de programas conjuntos de formação para residentes de Macau e de programas de formação em Macau para pessoal do ZTC.

Após a assinatura do memorando, a USJ convidou a direção do ZTC a visitar o `campus` da universidade em Macau, em fevereiro, para discutir outras iniciativas futuras.

Os acordos foram assinados pelo português Álvaro Barbosa, vice-reitor da USJ para a internacionalização e desenvolvimento estratégico.

Em setembro a USJ revelou ter recebido uma autorização do Ministério da Educação chinês para receber estudantes da China, numa fase experimental, para os programas de pós-graduação em Arquitetura, Administração Empresarial, Sistemas de Informação e Ciências.

Até então, a USJ era a única universidade de Macau sem autorização para receber estudantes da China continental, devido à ligação com a Igreja Católica.

A USJ foi criada em 1996 como uma instituição de ensino superior católica em Macau, pela Universidade Católica Portuguesa e pela diocese de Macau, partilhando o espaço de 38.145 metros quadrados com o Colégio Diocesano de São José 6, num `campus` que acolhe cerca de dois mil estudantes.

Tópicos
pub