Universidades brasileiras formam estudantes angolanos
Duas universidades públicas brasileiras anunciaram hoje que vão seleccionar 140 estudantes angolanos para frequentarem cursos superiores nas áreas tecnológicas, ciências exactas e da saúde.
A Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Federal do Estado do Paraná (UFPR) vão realizar uma selecção em Angola, no dia 27 de Novembro.
A selecção decorrerá nas cidades de Luanda, Benguela, Lubango e Cabinda, e a lista dos aprovados será divulgada no dia 20 de Dezembro.
Trata-se da primeira vez que universidades públicas brasileiras realizam exames de selecção em Angola, resultado de um convénio assinado entre as instituições com a Fundação Eduardo dos Santos (Fesa).
O objectivo é formar profissionais para diversas áreas estratégicas do desenvolvimento de Angola, oferecendo a UNESP 93 vagas e a UFPR 47.
Outras universidades públicas brasileiras, nomeadamente nos estados da Bahia, Sergipe, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também pretendem participar futuramente do convénio.