Variante da gripe das aves dita abate de milhares de avestruzes na região do Cabo (África do Sul)

O Departamento de Veterinária da província do Cabo Ocidental confirmou que pelo menos duas mil avestruzes vão ser abatidas na região em consequência do aparecimento de uma variante da gripe das aves.

Agência LUSA /

Segundo James Kitching, o número de aves a abater não é superior à capacidade semanal de um matadouro público e a carne de avestruz que está no mercado é segura.

No princípio do corrente mês uma fazenda de avestruzes nas proximidades de Mossel Bay, na mesma província, havia sido colocada em quarentena depois de ter sido detectada a mesma doença.

Segundo os responsáveis governamentais, a estirpe detectada na região não é a H5N1, mais mortífera e que tem causado efeitos devastadores em várias regiões do globo.

Desta feita são duas as propriedades afectadas. Segundo o veterinário-chefe do Cabo, as avestruzes serão abatidas sob supervisão da Sociedade Contra a Crueldade Animal.

O método a utilizar é a aplicação de um choque eléctrico no animal, seguido de um tiro, disse James Kitching.

A União Europeia mantém em vigor uma proibição de importação da África do Sul de carne de avestruz e produtos derivados, que foi imposta em princípios do mês.


PUB