Veo 3 da Google cria vídeo à medida

A Inteligência Artificial continua a dar cartas no universo da criação de conteúdos visuais. Desta vez oferece-nos a possibilidade de criar um vídeo, para já de apenas oito segundos, mas que se apresenta tal e qual o que imaginamos. Basta escrever o que queremos ver reproduzido em vídeo e somos transformados momentaneamente num verdadeiro "Steven Spielberg".

Nuno Patrício - RTP /
A IA oferece-nos a possibilidade de criar um vídeo, para já de apenas oito segundos, mas que se apresenta tal qual o que nós desejamos ou imaginamos. Imagem criada por Inteligência Artificial - RTP

Vestir a pele de realizador
Já está disponível para os utilizadores portugueses o mais recente e avançado modelo de Inteligência Artificil da Google para a geração de vídeos. Um gerador de minúsculas curtas-metragens, de oito segundos, através da aplicação Gemini, que constroi um vídeo através de um prompt simples (descrição escrita) - com efeitos sonoros e diálogos que dão vida à história.

Em maio, a Google revelou o Veo 3, permitindo às pessoas dar literalmente vida à sua imaginação mais criativa através de uma combinação fascinante de recursos visuais e sonoros.

Com esta ferramenta digital integrada na aplicação Gemini, basta escrever a cena a que pretende assistir e é criado um vídeo personalizado de oito segundos, com som, diálogo e música.

Mas como começar a usar o Veo 3 através da aplicação Gemini?

O Veo 3 é o modelo avançado de geração de vídeo, que permite aos subscritores do Google AI Pro* a geração de vídeos a partir de texto (subscrição gratuita apenas de um mês).

No seu telemóvel ou computador, abra a aplicação Gemini e na barra de prompts procure o botão ou a opção "vídeo". Se não o encontrar, procure por três pontos (ícone de menu) para mais opções.

Siga aqui os vários passos:


O prompt é fundamental e, quanto mais claro e descritivo conseguir explicar o que pretende, melhor será o vídeo.

Vamos dar para já um exemplo um exemplo simples:


(Prompt/Descrição)
: Dois astronautas dentro de uma cápsula. Um deles tem um fato espacial lunar e outro um fato da SpaceX. Ambos ostentam a bandeira portuguesa no ombro. A ação decorre durante um lançamento da nave. Um astronauta diz: ”Somos os primeiros portugueses a caminho do espaço” e o outro responde a rir: “Acorda. Isto é apenas um prompt criado por inteligência artificial”.


Este é o resultado :
Mas podemos melhorar este resultado ao acrescentar mais pormenores ao prompt

Ou seja, se a descrição escrita for mais detalhada, o resultado é mais próximo do desejado.


Exemplo: dois astronautas dentro de uma cápsula da Space X. Um deles tem um fato espacial lunar. O outro astronauta está com um fato de astronauta mais moderno e com o logótipo da Space TUGA. Ambos ostentam a bandeira portuguesa no ombro. A ação decorre durante um lançamento da nave. Um astronauta conversa com o outro: ”Somos os primeiros portugueses a caminho do Espaço”. O outro astronauta responde a rir. Ouve-se depois o computador a dizer: “Acorda. Isto é apenas um prompt criado por inteligência artificial”. Todos os diálogos são em português de Portugal.

Eis o resultado obtido:
Uma funcionalidade que nos transporta verdadeiramente para fora da realidade do mundo que conhecemos.

Agora é soltar a imaginação e "realizar" sonhos numa virtualidade cada vez mais próxima do real.
Tópicos
PUB