Vice-presidente afegão escapa a atentado bombista no norte do pais
Um dos quatro vice-presidentes afegãos, Nematullah Shahrani, escapou hoje ileso a um atentado bombista contra a sua caravana na província de Kunduz, nordeste do Afeganistão, informou o vice-ministro do Interior.
"Uma bomba colocada na estrada explodiu e atingiu um dos veículos, o oitavo veículo da caravana, ferindo ligeiramente uma pessoa", precisou o general Mohammad Daud, assinalando que o vice- presidente Nematullah Shahrani não tinha sido atingido pela explosão.
"A Al-Qaida e os talibãs estão por detrás deste atentado, pelo qual foi detida uma pessoa", indicou o vice-ministro, sem adiantar qualquer pormenor.
Cerca das 13:00 (09:30 em Lisboa), a 200 quilómetros a norte de Cabul, "o veículo de Shahrani passou, mas a bomba atingiu um outro automóvel", declarou, por seu turno, o governador da província de Kunduz, Mohammed Omer, contactado por telefone.
O governador disse tratar-se de uma bomba accionada à distância.
O presidente afegão, Hamid Karzai, também escapou a um atentado na passada quinta-feira, quando o helicóptero em que seguia estava prestes a pousar em Gardez (a 120 quilómetros a sudeste de Cabul) e um foguete caiu na vizinhança de um colégio que devia visitar.