Vice-presidente da Câmara de Pequim demitido por corrupção

A Assembleia Municipal de Pequim demitiu um dos vice-presidentes da Câmara da cidade, devido a suspeitas de corrupção, e enviou as acusações a outros órgãos oficiais para mais investigações sobre a sua conduta, informa hoje a imprensa oficial.

Agência LUSA /

"Liu Zhihua foi demitido do seu cargo por corrupção e dissolução," refere hoje o diário oficial chinês "China Daily," sem adiantar pormenores quanto à natureza do alegado crime.

"O Comité Central do Congresso Popular Municipal de Pequim verificou que as infracções de Liu são sérias e de nociva influência social", adianta o mesmo jornal.

A Comissão Central de Investigação Disciplinar do Partido Comunista Chinês (PCC) e o Ministério da Supervisão, duas agências chinesas anti-corrupção, vão ocupar-se agora da investigação dos alegados crimes de Liu Zhihua, preparando uma futura queixa-crime contra o vice- presidente da Câmara da capital chinesa.

Liu era um dos nove presidentes da câmara da cidade de 15 milhões de habitantes, com as pastas do ordenamento do território e gestão urbana, segurança social e assuntos legais.

Pequim é na actualidade uma cidade em contínuas obras de construção e reconstrução, nos preparativos para acolher os Jogos Olímpicos de 2008, e o município orçamentou cerca de 31,6 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares americanos) para obras e intervenções urbanas.

Liu Zhihua é o mais alto funcionário municipal de Pequim a ser demitido desde que o secretário-geral do Comité Central do PCC de Pequim foi demitido e preso por ter recebido subornos, em meados dos anos 1990.

A China, um dos mais corruptos países da Ásia segundo a agência Transparência Internacional, prometeu que a organização das Olimpíadas de 2008 seria isenta de casos de corrupção.

As autoridades chinesas descobriram em 2005 que, nos primeiros 11 meses do ano passado, responsáveis governamentais gastaram de forma ilegal 28,48 mil milhões de euros (36 mil milhões de dólares americanos), segundo a imprensa oficial do país.

PUB