Vice-presidente do governo espanhol defende gestão processo de paz basco

A vice-presidente do executivo espanhol defendeu hoje a gestão pelo governo do processo de paz para o País Basco, confirmando que "não falta muito" para que o primeiro-ministro vá ao parlamento anunciar negociações com a ETA.

Agência LUSA /

María Teresa Fernández de la Vega, que falava num encontro informativo em Madrid, criticou igualmente os líderes políticos que continuam a "espalhar a suspeita" sobre o processo, afirmando que o chefe do governo, José Luis Rodríguez Zapatero, continuará a desenvolver esforços para conseguir o apoio do Partido Popular ao processo em curso.

Escusando-se a precisar quando Zapatero irá ao Congresso de Deputados, a governante espanhola referiu que o processo está a avançar "com um cronómetro diário", reiterando os apelos do executivo à "calma e tranquilidade".

De la Vega afirmou que o governo continuará a conduzir o processo basco com transparências, mas também com "discrição e prudência", notando que cabe a todos "dar um voto de confiança" aos avanços que estão a ser conseguidos.

"Semear as suspeitas, rejeitar taxativamente as possibilidades de terminar para sempre com o terrorismo, é impróprio de quem tem a obrigação de preservar, a todo o momento, a integridade e a segurança dos cidadãos", afirmou.

"Qualquer cenário tem que cumprir estes requisitos: irreversibilidade do processo e o respeito pela Constituição e pela lei", disse.

Zapatero comprometeu-se a ir ao parlamento até ao final do mês para anunciar o arranque de negociações com a ETA, que poderiam começar já em Julho.

PUB