Vice-primeiro-ministro romeno e três ministros saem do governo
O primeiro-ministro romeno, Calin Tariceanu, anunciou hoje uma remodelação do seu Governo de centro- direita com a substituição do vice-primeiro-ministro e de três ministros.
Tariceanu, líder do Partido Liberal (PL), divulgou a informação publicamente depois de um encontro com o líder do Partido Democrático, Emil Boc, seu parceiro na coligação governamental Justiça e Verdade.
Assim, o ministro das Finanças, Ionut Popescu, será substituído por Sebastian Vladescu, até aqui o "número 2" do Ministério, o ministro da Saúde, Mircea Cinteza, por Eugen Nicolaescu, porta-voz do PL, o ministro da Integração Europeia, Ene Dinga, por Anca Boagiu, antigo ministro dos Transportes, e, finalmente, o vice- primeiro-ministro, encarregado dos sectores económicos, Gheorge Seculici por Gheorge Pogea, um desconhecido no mundo da política.
"Esta remodelação visa dar um novo alento ao Governo", afirmou Tariceanu durante uma conferência de imprensa.
Oito meses depois de a coligação ter conquistado o poder na Roménia, a troca de ministros justifica-se pelas fortes críticas que vinham a enfrentar os membros do Governo que agora saem.
Pelo contrário, o vice-primeiro-ministro, George Seculici, "encarregado da coordenação das actividades económicas", acabou por ser vítima da falta de definição do seu cargo, deixando-o praticamente ausente da vida política desde que assumiu o cargo em Fevereiro.
Da mudança escapou Sulfina Barbu, ministra do Ambiente, cuja saída era dada como certa pelos "media" romenos.