Vídeo mostra polícia israelita a abater palestiniano que seguia as suas instruções

por RTP
Detenção de um jovem palestiniano num check point israelita Abed Omar Qusin, Reuters

Um vídeo divulgado ontem mostra a Polícia de Fronteira israelita a abrir fogo sobre um jovem palestiniano que se afastava, de costas e de mãos no ar, seguindo as instruções dos agentes.

O vídeo foi divulgado pela estação de televisão Channel 13 e nele é possível ouvir os agentes a gritarem ao jovem que se continue a afastar-se. Quando o jovem se encontra já a uma distância considerável, sempre com os braços erguidos, um dos agentes aponta a arma e dá-lhe um tiro nas costas. O jovem cai, com gemidos de dor, e o vídeo termina nesse momento.



 
Algo que já não se pode confirmar no vídeo é o relato  dos agentes, depois de terem sido acusados de violação das normas que regulam o uso das armas de fogo nos check points. Segundo os agentes, o jovem ter-se-ia levantado logo a seguir e teria seguido o seu caminho.

O Channel 13 referiu também a versão da Polícia de Fronteira, segundo a qual o jovem estivera detido e acabava de ser libertado. Não se refere por que motivo estivera detido, nem o que explica a súbita decisão de alguém, de abatê-lo quando não apresentava qualquer perigo.

Apesar dessa declaração desculpabilizante, a Polícia de Fronteira prometeu punir a agente autora do disparo "com a maior severidade".

Segundo o Jerusalem Post, a Polícia acrescentou que o facto teve lugar há cerca de um ano e meio. Na altura, a agente que disparou terá sido imediatamente suspensa. Entretanto, a investigação não foi concluída. Outros agentes que presenciaram o facto também terão sido punidos e alguns deles transferidos para outras unidades.

O relato nada diz sobre o jovem palestiniano derrubado pelo disparo. Ao afirmar que seguiu o seu caminho, omite se alguém foi buscá-lo para o levar a um hospital e qual terá sido a gravidade dos seus ferimentos. Ignora-se se morreu ou sobreviveu.
pub