Videos na posse de guerrilheiros mostram Ingrid Betancourt e luso-americano Marc Gonçalves
Bogotá, 30 Nov (Lusa) - O luso-americano Marc Gonçalves é um dos reféns mostrados nos vídeos apreendidos a três guerrilheiros das FARC, além da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, anunciou hoje fonte oficial.
De acordo com o Alto-comissário colombiano para Paz, Luis Carlos Restego, as imagens que mostram Betancourt estão datadas de 24 de Outubro e o filme com Marc Gonçalves e outros dois reféns norte-americanos tem a data de 01 de Janeiro.
Contudo, um dos guerrilheiros, que aparece também nos filmes, disse que a gravação foi efectuada a 23 de Outubro.
No total, as autoridades apreenderam cinco filmes nos quais são mostrados vários reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, incluindo Ingrid Betancourt, o luso-americano Marc Gonçalves e vários membros das forças de segurança colombianas.
As gravações são as primeiras provas de que os reféns se encontram vivos.
O exército colombiano anunciou hoje a captura de três guerrilheiros das FARC que tinham na sua posse vídeos que mostram que vários reféns, incluindo a franco-colombiana Ingrid Betancourt, estão vivos.
Ingrid Betancourt, candidata às eleições presidenciais, raptada em Fevereiro de 2002 pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), surge presa com grilhetas e de cabeça baixa.
O luso-americano Marc Gonçalves, 35 anos, foi sequestrado há cinco anos juntamente com outros dois norte-americanos, Keith Stansell e Thomas Howes, depois do avião em que seguiam se ter despenhado.