Vietname condena à morte 30 traficantes de droga no maior julgamento de sempre
Hanoi, 20 jan (Lusa) - Um tribunal do Vietname condenou hoje à morte 30 traficantes de droga e mais 59 receberam penas que vão até à prisão perpétua, num caso que envolve duas toneladas de heroína e é o maior da história do país.
Todos os 30 arguidos são vietnamitas e foram condenados por tráfico de droga, havendo outros 59 que receberam sentenças que vão até à prisão perpétua, por atos relacionados com a acusação principal, disse o juíz Ngo Duc à AFP.
"Este foi o maior julgamento no Vietname em termos de número de arguidos, número de sentenças de morte e em quantidade de heroína envolvida", disse o juiz, depois de entregar o veredito na província nortenha de Quah Ninh, que faz fronteira com a China.
"Por causa do grande número de arguidos e pela seriedade do caso, o julgamento decorreu numa prisão", acrescentou o juiz, que presidiu ao caso durante os 17 dias de julgamento, que começou a 03 de janeiro.
Os investigadores conseguiram provar que os acusados pertenciam a quatro cadeias internacionais de tráfico de heroína e outras drogas do Laos para o Vietname e para a China desde 2006.
Um dos líderes da organização continua a monte, de acordo com os meios de informação estatais.
O Vietname tem das leis mais duras sobre drogas, podendo condenar à morte qualquer pessoa que tenha mais de 600 gramas de heroína ou 20 quilos de ópio, e as sentenças são divulgadas apenas pelos meios de comunicação locais, fortemente controlados pelo Estado.
O `triângulo dourado` formado pelo Laos, Tailândia e Birmânia era um dos maiores produtores de ópio e heroína, mas foi destronado pelo Afeganistão, segundo a AFP.