Vietname reduz taxas alfandegárias para evitar tarifas dos EUA

O Vietname anunciou que reduziu as taxas alfandegárias sobre uma série de produtos, incluindo automóveis, gás liquefeito e alguns produtos agrícolas, em resposta à ameaça de tarifas mais elevadas por parte dos Estados Unidos.

Lusa /
O Vietname reduziu as taxas alfandegárias sobre uma série de produtos Luong Thai Linh - EPA

"A partir de 31 de março de 2025, certos artigos como automóveis, madeira, etanol, pernas de frango congeladas, pistácios, amêndoas, maçãs frescas, cerejas, passas, etc. estarão sujeitos a uma nova taxa preferencial de imposto de importação", refere um comunicado publicado na segunda-feira à noite no portal de informação do governo.

O comunicado refere que os impostos de importação sobre alguns automóveis serão reduzidos para metade e a taxa do imposto sobre o gás natural liquefeito descerá de 5% para 2%.

O anúncio surge após declarações do primeiro-ministro Pham Minh Chinh, em fevereiro, de que o país iria rever as tarifas para aumentar as importações dos Estados Unidos.

O Vietname é o país que tem o maior excedente comercial com Washington, a seguir aos excedentes da China, do México e da União Europeia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, começou a aumentar as tarifas sobre uma série de produtos e países, numa tentativa de reduzir o défice comercial dos EUA.

 

Tópicos
PUB