A Organização Mundial de Saúde estima que o vírus Zika se espalhe de forma muito rápida pelo mundo.
Vírus zika pode atingir até quatro milhões de casos só no continente americano
Foto: reuters
A Organização Mundial de Saúde estima que o virus Zika se espalhe de forma muito rápida pelo mundo, e antecipa, só no continente americano, entre três a quatro milhões de casos.
Já foi marcada para a próxima segunda-feira uma reunião do Comité Internacional de Regulações de Saúde de Emergência. Nesta reunião vai ser decidido se o Zika passa a ser encarado como uma emergência de saúde pública internacional.
O vírus está a afetar principalmente a América do Sul, com o Brasil a ser o país mais atingido, mas começam a surgir casos na Europa, e em Portugal são já seis as infeções por vírus Zika confirmadas.
O caso mais recente foi detetado em Lisboa. Um jovem médico, que regressou da Colômbia. Os outros cinco casos vieram do Brasil e estão todos a evoluir favoravelmente.
Sobre a reação a este vírus, registamos o desejo do médico norte-americano que sobreviveu ao Ébola. À margem da participação numa conferência em Lisboa, Craig Spencer falou sobre este novo vírus, esperando que se tenham retirado lições do que falhou no combate ao Ébola, nomeadamente sobre a necessidade de agir depressa.