Vitória de Ma Jeou é "oportunidade real" para melhorar relações com China - MNE britânico
Lisboa, 23 Mar (Lusa) - O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, defendeu que a vitória de Ma Ying Jeou nas eleições presidenciais de Taiwan é uma "oportunidade real" para melhorar as relações com a China.
"O sucesso das eleições presidenciais em Taiwan hoje é o testemunho da vibrante democracia na ilha", disse Miliband, citado na edição `on-line` de sábado do "Folha de São Paulo", salientando que "esta mudança de administração é uma oportunidade real para melhorar as relações bilaterais com a China".
"Espero que o governo chinês e o novo governo [taiwanês] iniciem um diálogo directo para resolver suas diferenças e encontrar uma solução pacífica para o problema de Taiwan, que seja aceitável para as populações de ambas as partes", acrescentou.
Ma, candidato da oposição e partidário de uma aproximação com a China, venceu por ampla margem o seu adversário pró-secessão.
Membro do histórico Partido Kuomitang (KMT, nacionalista), Ma obteve 58,45% dos votos, contra 41,55% de Frank Hsieh, do Partido Democrático Progressista (DPP, no poder), segundo os resultados definitivos divulgados pela Comissão Eleitoral.