Walesa festeja à parte 25 anos do Solidariedade
Os heróis do Solidariedade, juntamente com o dirigente histórico da organização, Lech Walesa, comemoraram hoje à parte, em Varsóvia e nos estaleiros de Gdansk, o 25º aniversário da fundação do primeiro sindicato livre do bloco soviético.
Na capital polaca, Anna Walentynowicz, cujo despedimento a 7 de Agosto de 1980 desencadeou a greve nos estaleiros de Gdansk, tomou parte numa cerimónia no parlamento juntamente com a direita nacionalista, entre 200 pessoas presentes.
Anna Walentynowicz acusa Walesa de ter sido um "agente" da polícia política comunista e de "trair os ideais" do Solidariedade, ajudando os estalinistas a permanecerem no poder.
Os participantes na cerimónia do parlamento lançaram um apelo para que o país seja "liberto dos pós-comunistas e dos seus agentes".
Em Gdansk, Andrzej Gwiazda, co-fundador do Solidariedade, outro herói de 1980, também denunciou Walesa por ter traído os trabalhadores.
Walesa não escondeu "tristeza face a estas tentativas para denegrir a importância da vitória do Solidariedade".
Anna Walentynowicz e Andrzej Gwiazda recusaram comparecer nas celebrações oficiais da efeméride, a partir de segunda-feira, em Varsóvia. Está previsto que Walesa, Presidente da Polónia entre 1991-95, pronuncie um discurso no Parlamento.