Washington encerra serviços públicos por ameaça de tornados e de chuva torrencial

Washington DC e as áreas adjacentes esperam tornados e de tempestade severa até às 21h00 locais, levando ao encerramento dos edifícios governamentais da capital norte-americana.

RTP /
Washington encerra serviços públicos por ameaça de tornados e chuva torrencial Metro Forward, Twitter

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos refere que são esperados ventos em linha recta com grande capacidade destrutiva em toda a área. A trovoada pode provocar ainda tornados, granizo, chuva torrencial e relâmpagos frequentes entre as 16h00 e as 20h00 locais e sobretudo na zona de Beltway entre as 17h00 e as 17h30.

O nível de alerta emitido pelos serviços meteorológicos é de 4, o segundo mais elevado, pela primeira vez em cerca de uma década.


Bibliotecas, piscinas e outros serviços municipais estão igualmente a emcerrar mais cedo, com a gestão de pessoal da capital dos EUA a afirmar que os empregados devem abandonar as instalações até às 15h00 o mais tardar.

O alerta de atenção indica a possível ocorrência de eventos atmosféricos extremos, sem dar certezas. As autoridades indicam que a população deverá seguir determinados procedimentos em caso de aviso específico para a sua localidade, incluindo manter-se afastada de janelas e procurar refúgio num quarto interior ou no nível mais perto do solo possível.

Estão previstas faltas de eletricidade, pelo que as pessoas são ainda aconselhadas a carregar as baterias dos seus aparelhos e a retirar ou a prender com segurança mobiliário de exterior.

Os habitantes de Washongton estão também a ser aconselhados a evitar deslocações durante o período previsto para a tempestade ou a dar a volta no sentido contrário caso se deparem com estradas inundadas.
PUB