Xi Jinping envia condolências pelas mortes em Moçambique devido a ciclone

por Lusa
Xi Jinping apresentou condolências a Filipe Nyusi pelas mortes provocadas pelo ciclone Freddy EPA

O líder da China, Xi Jinping, enviou mensagens de condolências ao presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, pelas mortes em resultado da passagem do ciclone tropical Freddy, que já atingiram 165.

De acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira à noite pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Xi enviou mensagens tanto a Nyusi como ao Presidente do Malaui, Lazarus Chakwera.

O chefe de Estado chinês disse estar "chocado ao saber que o ciclone tropical Freddy causou pesadas baixas e danos materiais no Maláui e em Moçambique".

Xi apresentou "profundas condolências pelos mortos no desastre e ofereceu a sincera solidariedade às famílias enlutadas e aos feridos", em nome do governo e do povo chineses.

O líder chinês também disse estar confiante "de que ambos os países irão certamente superar o desastre e reconstruir a sua pátria".

De acordo com o Programa Alimentar Mundial (PAM), um total de 886.400 pessoas foram afetadas pela passagem do ciclone em oito províncias, havendo cerca de 213 centros de acolhimento em funcionamento.

"As restrições de acesso continuam em muitas partes afetadas do país, incluindo nas províncias de Zambézia, Tete e Sofala, e a conectividade final ainda é limitada a veículos com tração nas quatro rodas ou mesmo apenas via barco ou ar", referiu o PAM.

Segundo a agência das Nações Unidas, em sete das oito províncias afetadas o número de casos de cólera tem estado a aumentar, tendo sido registados mais de 10 mil casos.

Freddy é já um dos ciclones de maior duração e trajetória nas últimas décadas, tendo viajado mais de 10 mil quilómetros desde que se formou ao largo do norte da Austrália em 04 de fevereiro e atravessou todo o oceano Índico até à África Austral.

Em Moçambique, o ciclone, que teve o primeiro impacto a 24 de fevereiro, voltou a tocar terra há duas semanas.

 

Tópicos
pub