Xiitas conservadores escolhem hoje o seu candidado a primeiro-ministro
Os xiitas conservadores, maioritários no parlamento iraquiano, escolhem hoje o seu candidato a primeiro- ministro com dois nomes em disputa: o actual chefe do governo, Ibrahim Jaafari, e o vice-presidente iraquiano, Adel Abdel Mahdi.
"Reunimo-nos hoje para escolher o nosso candidato", afirmou Abbas al-Bayati, membro do Conselho Superior da Revolução Islâmica no Iraque (CSRII, principal partido xiita).
O duelo opõe Ibrahim Jaafari, 55 anos, que dirige o partido Dawa, e Adel Abdel Mahdi, 63 anos, um dos principais líderes do CSRII.
"Os dois outros candidatos, Nadim Jabiri, do partido Fazila, e Hussein Chahrastani, desistiram", explicou Bayati.
A Aliança Unificada Iraquiana (AUI) ganhou as eleições legislativas de Dezembro obtendo 128 dos 275 lugares do hemiciclo, sem contudo ter obtido a maioria absoluta, de acordo com os resultados oficiais das eleições anunciados sexta-feira.
A AUI é seguida pela coligação curda, que obteve 53 lugares, e pela lista sunita da Frente da Concórdia Iraquiana, com 44 assentos.
A lista do antigo primeiro-ministro Iyad Allaui, xiita laico, ganhou 25 lugares e a do sunita Salah al-Motlak, a Frente do Diálogo Nacional, 11 lugares.