Zimbabué aguarda notícias sobre o futuro de Mugabe

por Jorge Almeida - RTP
Um tanque toma posição às portas do Parlamento em Harare Philimon Bulawayo - Reuters

Depois de o exército ter tomado o controlo do Zimbabué, aguarda-se que seja anunciada a saída do poder do Presidente Robert Mugabe, com 93 anos.

As expectativas mantêm-se para saber o que vai acontecer ao Presidente Robert Mugabe, depois de as Forças Armadas terem anunciado que detêm o controlo do país.

Mugabe está sob prisão domiciliária desde a madrugada de quarta-feira, para garantir a sua segurança, de acordo com os militares.

A BBC News avança que o padre católico Fidelis Mukonori, seu amigo de longa data, está a tentar mediar um acordo com os generais sobre o futuro do Presidente. Ministros sul-africanos enviados pelo Presidente Jacob Zuma estiveram reunidos com o exército e os partidos políticos.

Segundo a agência Reuters, alguns aliados de Mugabe, que estiveram na sua casa em Harare, disseram “que o Presidente não pretende demitir-se voluntariamente antes das eleições agendadas para o próximo ano”.

Robert e Grace Mugabe fotografados na semana passada numa acção do partido Zanu-PF. Foto: Philimon Bulawayo
Luta pelo poder divide Zanu-PF
Os militares parecem querer que Robert Mugabe, que lidera o Zimbabué desde a independência em 1980, saia do poder de forma pacífica, para que a Presidência seja assumida pelo ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa.

Na semana passada Mugabe, com 93 anos, abdicou da candidatura às próximas eleições presidenciais a favor da mulher, Grace Mugabe, o que abriu uma guerra no interior do partido Zanu-PF.

A maioria do partido apoia Emmerson Mnangagwa, veterano da guerra colonial.
Tópicos
pub