Navio carregado de plutónio aproxima-se de Portugal

O Ministério da Defesa anunciou hoje que um navio de transporte de resíduos nucleares, o Pacific Pintail, deverá aproximar-se, domingo, do território nacional. De acordo com o ministério, o navio não deverá entrar na zona económica exclusiva (ZEE) nacional, uma situação temida pelos ambientalistas da Quercus.

RTP Multimédia /

"A Marinha e a Força Aérea vão acompanhar o percurso do navio a partir de domingo, quando se começa a aproximar do território nacional, e até segunda ou terça-feira", adiantou fonte do Ministério da Defesa.

Segundo um porta-voz do ministério, o navio Pacific Pintail, que está a ser escoltado pelo navio Pacific Teal, vai navegar num corredor entre as ilhas da Madeira e Açores, "mas fora das respectiva ZEE".

A rota dos navios, que partiram em Julho do Japão, tem como destino a Grã-Bretanha. A bordo são transportadas cinco toneladas de MOX (óxido misto de urânio e plutónio), o suficiente para o fabrico de 50 bombas nucleares.

De acordo com a Quercus, apesar de não se ter conhecimento da data exacta de chegada do navio à Grã-Bretanha, prevê-se que ocorra em meados de Setembro, pois a associação ambientalista Greenpeace está a organizar uma série de acções de protesto para os dias 11 ou 12 de Setembro.

Dado o perigo iminente que este tipo de carga implica para os países que se encontram na rota do navio, os responsáveis pelo transporte recusaram-se a divulgar o percurso exacto do Pacif Pintail, evitando assim protestos em grande escala.
PUB