PSD e CDS propõem corte na dedução das despesas gerais familiares

por Lusa

Lisboa, 02 dez (Lusa) - A maioria PSD/CDS-PP propôs hoje uma diminuição da dedução que os contribuintes podem fazer com despesas gerais familiares face aos valores que estavam previstos na proposta de Reforma do IRS entregue pelo Governo no parlamento.

A proposta da maioria prevê que 35% destas despesas possam ser dedutíveis à coleta com um limite de 250 euros, quando na proposta do Governo, a dedução poderia ser de 40% da despesa efetuada com um limite de 300 euros.

A possibilidade de deduzir as chamadas despesas gerais familiares foi criada na proposta governamental de Reforma do IRS, ao mesmo tempo que desaparecia a possibilidade de deduzir despesas como os encargos com imóveis ou seguros de saúde.

Agora, esta diminuição proposta pela maioria para as despesas gerais familiares junta-se a um conjunto de alterações propostos hoje pelo PSD e pelo CDS-PP, que prevêem, por exemplo, a manutenção das deduções à coleta dos encargos com imóveis, PPR, seguros de saúde e lares em sede de IRS, o que, segundo o Governo, dispensa a cláusula de salvaguarda prevista na reforma deste imposto.

A proposta da maioria prevê ainda que, no caso das famílias monoparentais, a dedução das despesas gerais familiares pode ser de 45% do total gasto, com um limite de 335 euros, algo que não acontecia na proposta inicial do Governo.

pub