122 viaturas bloqueadas no primeiro dia das novas competências da EMEL
Os fiscais da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) bloquearam 122 viaturas na zona da Avenida 05 de Outubro durante o primeiro dia de exercício das suas novas competências, com poderes equiparados à polícia.
Fonte do gabinete da vereadora com o pelouro da Mobilidade na Câmara de Lisboa, Marina Ferreira, disse à agência Lusa que foram bloqueados 57 veículos estacionados em cima dos passeios, três nos lugares destinados a deficientes, 11 nas zonas de cargas e descargas e mais dois em áreas de largada de passageiros.
Foram ainda bloqueadas 49 viaturas nas zonas tarifadas, por falta de pagamento.
Segundo a mesma fonte, foram removidos 15 veículos que se encontravam estacionados em segunda fila e todos aqueles cujo desbloqueamento não seja solicitado até às 22:00 terão o mesmo destino.
Estes números reportam-se apenas à Av. 5 de Outubro e transversais, a zona hoje intervencionada no âmbito das novas competências que os fiscais da EMEL vão ter a partir de agora.
Os fiscais da EMEL começaram hoje a multar e rebocar os carros mal estacionados junto às zonas com parquímetros, o que levou o maior sindicato da PSP (ASPP/PSP) a manifestar-se contra o que considera "sobreposição" na fiscalização do estacionamento em Lisboa entre a polícia e os funcionários daquela empresa.