13 exames fazem de colégio de Vilamoura melhor escola do país, Secundária Infanta Dona Maria é melhor pública

Lisboa, 15 out (Lusa) - A melhor escola do país é o Colégio Internacional de Vilamoura, que com apenas 13 provas feitas lidera a lista dos resultados nos exames do secundário, enquanto a melhor pública, a Infanta Dona Maria, surge em 22º lugar.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Os dados do Ministério da Educação e Ciência revelam que a escola privada do distrito de Faro superou todas as outras com uma média de 14,7 valores (em 20), uma décima a menos do que a melhor nota do ano passado, que pertenceu ao Colégio Nossa Senhora do Rosário, também privado, que surge este ano na sétima posição da tabela.

As dez melhores escolas são particulares. Em segundo lugar está o colégio Manuel Bernardes, em Lisboa, que conseguiu atingir uma média de 14,5 valores em 194 exames e em terceiro o Externato Ribadouro, com 14,4 valores de média em 1236 exames realizados.

Destas dez, quatro são do distrito de Lisboa, três do Porto e as três restantes são de Faro, Braga e Coimbra.

A melhor escola pública este ano é a Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, que surge em 22º lugar da lista global, com uma média de 13,5 valores em 634 exames. A segunda melhor escola pública só surge dez lugares abaixo, no 32º lugar: é a secundária Dona Filipa de Lencastre, em Lisboa, que atingiu uma média de 12,6 em 391 exames realizados.

No fundo da tabela, um único exame com nota de 3,6 valeu ao Conservatório de Música do Porto (público) o último lugar em 616 escolas. No penúltimo lugar está a secundária Fonseca Benevides, com uma média de 5,3 em 22 exames, que subiu apenas um lugar em relação ao ano passado.

Em antepenúltimo lugar surge a Escola Portuguesa da Guiné-Bissau, com uma média de 5,7 valores em 76 exames.

Entre as dez últimas estão oito escolas públicas e duas particulares.

A secundária da Baixa da Banheira foi a escola pública com mais de cem exames realizados com os resultados mais fracos, não indo além de 7,7 valores de média.

Das privadas com mais de cem provas, o Externato Académico, no Porto, foi a que se saiu pior, com uma média de 8,1.

Partindo dos dados do Ministério da Educação e Ciência, a Lusa considerou os exames de primeira fase feitos por alunos internos em 16 disciplinas com mais de mil provas realizadas.

 

Tópicos
PUB