18 barcos rabelos regressam ao Rio Douro para tradicional regata

Dezoito barcos rabelos vão regressar sexta-feira ao Rio Douro para participar na tradicional regata anual do Dia de S. João, "evento único no Mundo", anunciou hoje a Confraria do Vinho do Porto.

Agência LUSA /

Em comunicado, a organizadora do evento refere que vão assistir a esta XXII Regata do Vinho do Porto, com início marcado para as 13:00, o duque de Bragança, D. Duarte Pio, e o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes.

"Uma vez por ano estes barcos históricos navegam desde a Foz do Rio Douro até à Ponte D. Luís, com as suas velas desfraldadas, num espectáculo de rara e invulgar beleza e significado", salienta a confraria.

Os barcos rabelos eram utilizados no transporte dos barris de Vinho do Porto desde a região do Douro, onde é produzido, até às caves das empresas exportadoras, em Vila Nova de Gaia.

A última viagem de um barco rabelo da Régua até Gaia aconteceu em 1964. Desde então, as embarcações estão ancoradas no Rio Douro, junto às caves das respectivas empresas, "como símbolo de um passado de tradições e de prestígio".

PUB