18 cidades do eixo Atlânitco discutem estratégia em Gaia

A agenda estratégica e as infra-estruturas são os temas a discutir pelas 18 cidades da euro-região luso-galaica Eixo Atlântico, que se reúnem a 9 de Fevereiro em Vila Nova de Gaia.

Agência LUSA /

Segundo José Nobre do Gabinete da Presidência da Câmara de Guimarães, a agenda prevê também "a reconversão do Eixo Atlântico num Agrupamento Europeu d e Cooperação Territorial, convertendo a Associação numa das primeiras da Penínsu la Ibérica".

O Município de Gaia acolhe, na ocasião, a XI Assembleia-Geral Ordinária da Associação Intermunicipal do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, na qual serão aprovadas as linhas estratégicas da actividade da organização para os próx imos anos.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiri ça composta, actualmente, por 18 cidades, nove das quais do Norte de Portugal (B raga, Bragança, Chaves, Guimarães, Peso da Régua, Porto, Vila Real, Viana do Cas telo e Vila Nova de Gaia).

As restantes nove são da Galiza (Corunha, Ferrol, Lugo, Monforte de Lem os, Ourense, Pontevedra, Santiago de Compostela, Vilagarcia de Arosa e Vigo).

Na Assembleia - adiantou - será, ainda debatido um outro plano crucial para a Euro-Região Galiza/Norte de Portugal: a Estratégia de Intermodalidade de Transportes. Para isso, a reunião conta com a participação dos secretários de Estado , do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, e dos Transportes, Ana Paula Vitori no, e com a directora-geral dos Transportes da Galiza, Mar Chao López e com o di rector-geral do Urbanismo, Ramón S. Lueje.

A estratégia de Intermodalidade, distribui-se por quatro estudos, o pri meiro dos quais, sobre a implementação de um sistema aeroportuário comum, foi di rigido pelo Professor Abel Caballero, da Universidade de Vigo.

Engloba um segundo estudo sobre a criação de um sistema portuário comum , que foi dirigido pelo Professor de Universidade da Corunha Fernando González L axe, e um terceiro sobre a actualização do mapa de infra-estruturas.

Em cima da mesa estará, também, um outro trabalho científico sobre o si stema ferroviário que analisa a necessidade de potenciar a rede ferroviária inte rna e de proximidade.

Para além destas questões, será abordada a viabilidade da criação de um Consórcio Transfronteiriço de Transportes.

José Nobre sublinhou que o Eixo Atlântico "é o único sistema urbano eur o-regional na Europa com dois estudos estratégicos próprios (1993 e 2004), o últ imo dos quais foi discutido no Congresso realizado em Ourense, em Março de 2005" .

Foi elaborado por um grupo de especialistas coordenado por Luís Domíngu ez da Universidade de Vigo e integrado pelos coordenadores do Estudo Estratégico (Xosé M. Souto, Xan Bouzada e Xulio Pardellas da Universidade de Vigo e António Figueiredo da Universidade de Porto).

Traduziu-se em sete ideias operativas vocacionadas para a coesão intern a da euro-região Galiza/Norte de Portugal no novo período de programação dos fun dos europeus 2007-2013.

Além destes temas, na XI Assembleia será apresentado o orçamento anual do Eixo com 1.768.794 euros, 86 por cento dos quais correspondem a convénios e programas europeus.

PUB