1.º de Dezembro. Marcelo e Costa saúdam Dia da Restauração

por Joana Raposo Santos - RTP
O Presidente da República participa nas cerimónias do 1.º de Dezembro. Lusa

O Presidente da República saudou esta quinta-feira o Dia da Restauração, "em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação", considerando-o um dia importante e significativo da História de Portugal.

Foi nesse dia de 1640 que “o Povo Português recuperou a sua independência, num movimento no qual, com os conjurados de 40, muitos se implicaram, descontentes com a situação do País, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida”, lê-se numa nota no site da Presidência.

O Presidente da República participa hoje nas cerimónias do 1.º de Dezembro, presidindo à sessão evocativa na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e à inauguração de uma exposição no Palácio da Independência.

“Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os Portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional”, acrescenta a nota.

Marcelo Rebelo de Sousa escreve ainda que o “cavaleiro fidalgo” Jerónimo da Costa e muitos dos 250 outros ciganos que serviram nas fronteiras “procedendo na forma de traje e lugar dos naturais” tombaram por Portugal.

“Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar Justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso País”.
Costa apela a celebração da "força da bandeira nacional"
Já o primeiro-ministro, António Costa, homenageou a "memória dos que lutaram e contribuíram" para a restauração da independência de Portugal, apelando para a celebração da "soberania" e da "força da bandeira nacional", numa mensagem evocativa do 1.º de Dezembro.

"Celebramos hoje a Restauração da Independência de Portugal, uma data que evoca a afirmação da nossa nação e da nossa soberania. Homenageamos a memória dos que lutaram e contribuíram para essa conquista", escreveu o primeiro-ministro no Twitter.


"A reposição do feriado do 1.º de Dezembro, pelo simbolismo da data, é uma das medidas de que mais me orgulho ter tomado enquanto primeiro-ministro. Valorizemos a nossa História. Honremos a República. Celebremos a soberania e a força da nossa bandeira nacional", acrescentou.

Por motivos de saúde, o primeiro-ministro não participou na sessão evocativa do Dia da Restauração, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, sendo o Governo representado pela ministra da Defesa, Helena Carreiras.

A cerimónia é presidida pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e conta também com a participação do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Ribeiro e Castro.

O dia 1 de Dezembro assinala o golpe revolucionário de 1640 que acabou com o domínio da dinastia Filipina sobre Portugal, retirando o país da alçada espanhola e colocando no trono D. João IV.

c/ Lusa
Tópicos
pub