23 fogos activos no distrito do Porto, 11 por circunscrever

Mais de 200 bombeiros combatiam às 11:20 de hoje 23 incêndios activos no distrito do Porto, 11 dos quais por circunscrever, de acordo com o último ponto da situação realizado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Agência LUSA /

No combate a estes incêndios estavam 207 bombeiros, auxiliados por 50 veículos e um meio aéreo, refere a mesma fonte.

Além dos fogos no distrito do Porto, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) destaca ainda cinco incêndios não circunscritos no país, nos distritos de Aveiro, Bragança, Guarda, Viana do Castelo e Viseu.

Em Aveiro, lavra um fogo em Vale Canelas, Arouca, que está a ser combatido por 40 bombeiros, apoiados por 10 viaturas.

No incêndio em Lavadeira, Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, estão 55 bombeiros, 16 viaturas e um meio aéreo, enquanto no fogo que lavra em Eirô, concelho de Seia, distrito da Guarda, se encontram 100 bombeiros, 25 viaturas e três meios aéreos.

Em Santa Leucádia, Viana do Castelo, distrito de Viana do Castelo, estão mobilizados 31 bombeiros - apoiados por nove viaturas e três meios aéreos -, enquanto na povoação de Longa, Tabuaço, distrito de Viseu, estão em operações no terreno local 62 bombeiros, 15 viaturas e dois meios aéreos.

Entretanto, no distrito de Aveiro, o incêndio que deflagrou em Sernada, Albergaria-a-Velha, está circunscrito e, no mesmo distrito, os incêndios que lavraram em Alvarenga, concelho de Arouca, e Lomba, concelho de Santa Maria da Feira, estão extintos e em vigilância, respectivamente.

Também o incêndio que lavrava desde domingo em Vale da Formiga, Penacova, no distrito de Coimbra, foi circunscrito no decorrer da manhã, estando a ser combatido por 148 bombeiros, apoiados por 36 veículos e cinco meios aéreos.

Em rescaldo está o fogo que deflagrou em Ousenda, Pedrógrão Grande, distrito de Leiria.

De acordo com o SNBPC, diariamente na época de incêndios registam-se entre 400 e 500 incêndios, apesar de o Serviço apenas divulgar os mais preocupantes, baseado em critérios de selecção como o número de meios envolvidos e a duração temporal do fogo.

PUB