40.000 jovens juntam-se em Lisboa para Encontro Internacional

Cerca de 40.000 jovens juntam-se a partir de terça-feira em Lisboa para o 27º Encontro Internacional da Juventude, promovido pela Comunidade de Taizé, para reflectir e rezar pela paz e a solidariedade.

Agência LUSA /

O convite do cardeal-patriarca D. José Policarpo ao Irmão Roger, o fundador da comunidade ecuménica internacional de Taizé, de Borgonha, França, vai juntar em Lisboa até 01 de Janeiro jovens provenientes da Europa de Leste e Oeste, segundo a organização do encontro.

A comunidade Taizé foi fundada em 1940, procura ser um sinal concreto de reconciliação entre os cristãos divididos e os povos separados, segundo os princípios religiosos, e prepara anualmente um encontro de jovens numa grande cidade europeia.

Os jovens, maioritariamente entre os 16 e os 29 anos de idade, serão acolhidos por famílias e paróquias da região de Lisboa e podem participar nas orações comunitárias organizadas durante os cinco dias do encontro, de manhã e à noite, em dois pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

O encontro é a ocasião para os jovens das diferentes igrejas e tradições cristãs rezarem e partilharem a oração, de modo a descobrirem novos sinais de esperança.

A operação de acolhimento aos jovens europeus participantes foi preparada por inúmeras instituições religiosas e autoridades locais, entre as quais 200 paróquias das dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Teve o apoio do Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (que concedeu 30.000 vistos), da Câmara de Lisboa e das famílias que vão acolher os jovens.

O encontro em Lisboa, como os anteriores, faz parte de uma "peregrinação de confiança na terra" iniciada pela Comunidade de Taizé nos anos 70.

A iniciativa já decorreu em capitais europeias como Paris, Hamburgo, Budapeste, Barcelona, Roma e Londres. Cada um destes encontros reuniu cerca de 50.000 participantes.

Em Portugal, dez irmãos de Taizé e uma equipa internacional de jovens, com mais de 2.000 voluntários, trabalham desde Setembro na preparação deste encontro, que terá início na manhã de 28 de Dezembro, com um primeiro acolhimento em escolas do Campo Grande e da região Oriente de Lisboa.

Os participantes vão receber um passe válido para todos os transportes de Lisboa, que custa 12 euros e um guia com o programa detalhado.

As manhãs serão passadas nas paróquias, com orações e partilha de testemunhos em pequenos grupos, e à tarde e noite, os grupos encontram-se na FIL para refeições, orações comunitárias e encontros temáticos sobre a paz, a solidariedade, a construção europeia, o desenvolvimento, a luta contra a pobreza, entre outros.

Os custos do encontro são pagos pelos participantes, mas foi decidido distribuir de forma diferente o seu valor, consoante o poder de compra dos jovens. Enquanto os alemães e os franceses pagam 80 euros, os romenos, por exemplo, pagarão 20.

No dia 02 de Janeiro, a Comunidade de Taizé estará no Mosteiro dos Jerónimos com os jovens para uma missa, que será transmitida pela RTP e pela France 2, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa.

PUB