Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

45 anos depois das primeiras autárquicas, quais são hoje os desafios do poder local? Uma parceira Antena 1 - Universidade de Aveiro

por Antena1

Foto: Universidade de Aveiro

Em 2021 a democracia portuguesa celebra 45 anos após as primeiras eleições para o poder local. Num momento de viragem, em que se transferem mais competências para os órgãos de governação de proximidade, partimos país fora com o microfone da rádio pública a registar e relatar as expectativas da população e elencar a diversidade de desafios que o futuro estaciona nos nossos territórios.

A natureza e a velocidade da mudança que marca o país coloca aos municípios exigências novas, adicionais. Quais? Com que meios? Que bons exemplos já existem e podem servir de farol? Estas e outras perguntas orientam este projeto, esta parceira da Antena 1 com a Universidade de Aveiro, com coordenação científica de Filipe Teles.

Os desafios do poder local 20-30 são identificados a partir de uma base territorial delineada pelas comunidades intermunicipais e pelo crivo científico da academia nacional com mais conhecimento deste domínio.

Numa média de 2 vezes por semana, a Antena1 vai emitir uma série de reportagens e conversas com especialistas. Procuraremos abordar alguns desses desafios a partir de exemplos concretos em vários municípios. Num ano de eleições autárquicas, há muito mais para discutir do que apenas as campanhas e o ato eleitoral.



Para arranque desta parceria Antena 1 - Universidade de Aveiro, Cláudia Costa conversa com Filipe Teles, Doutorado em Ciências políticas, docente nesta universidade, onde desempenha atualmente a função de pró-reitor para o desenvolvimento regional e política de cidades.
pub