50 carros em marcha lenta na A42 em protesto contra portagens
Porto, 09 Dez (Lusa) - Meia centena de automóveis iniciou hoje à tarde uma marcha lenta na A42, em Freamunde, sentido Paços de Ferreira-Porto, em protesto contra a intenção do Governo de introduzir portagens nesta auto-estrada, disse à Lusa fonte da BT.
"Já há fila. Temos lá patrulhas a avisar na retaguarda. Esperemos que não haja acidentes", disse a fonte da Brigada de Trânsito da GNR.
O protesto foi organizado pelas "concelhias" de Lousada, Paços de Ferreira e Paredes da JSD, que argumentam que o Vale do Sousa ainda não atingiu os parâmetros socio-económicos definidos pelo Governo para a introdução de portagens em auto-estradas sem custos para o utilizador (scut).
"A auto-estrada A42, antigo IC25, tem cada vez mais tráfego, tendo-se tornado, desde a sua abertura, uma forte veia impulsionadora do desenvolvimento da área do Vale do Sousa", salientaram os organizadores do protesto num comunicado divulgado a 23 de Novembro.
As "concelhias" da JSD lembram que as scut foram criadas em 1997 pelo governo socialista de António Guterres "em nome da coesão social, com o intuito de reduzir os desequilíbrios regionais".