51 alunos de Timor-Leste receberam certificados de formação profissional
Mais de meia centena de alunos concluíram hoje cursos de formação técnica em áreas como carpintaria, electricidade, canalização e alvenaria num centro construído e financiado pela cooperação portuguesa em Timor-Leste.
Os cursos, que envolveram mais de 500 horas de formação especializada e dezenas de horas de aulas de português foram ministrados no Centro Nacional de Emprego e Formação Profissional (CNEFP) em Tibar, 15 quilómetros a Oeste de Díli.
Além de um certificado de conclusão com aproveitamento do curso, os 51 alunos receberam um estojo de ferramentas e poderão, a título individual ou em grupo, candidatar-se a micro-créditos para se estabelecerem por conta própria no âmbito do Projecto de Inserção da Vida Activa, promovido igualmente pela cooperação portuguesa.
A cerimónia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos foi presidida pelo chefe de Estado Xanana Gusmão, que destacou a importância do Centro de Formação, designadamente por ensinar profissões em áreas que o país é carente.
O projecto do CNEFP insere-se no acordo de cooperação bilateral entre o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, de Portugal, e a Secretaria de Estado do Trabalho e Solidariedade, de Timor-Leste, e entrou já no terceiro ano de funcionamento, tendo já formado 260 timorenses.
Actualmente ministra cursos de formação técnica em carpintaria, electricidade, alvenaria e canalização.
Em projecto está a criação de três novos cursos: abate e desmancho de carnes, produção agrícola e restauração e, a nível de infra-estruturas, a reconstrução de casas para acolher até 90 formandos de outras zonas de Timor-Leste.
Este ano o apoio total da cooperação portuguesa para o centro de Tibar ascendeu a cerca de 1 milhão de euros.